terça-feira, junho 23, 2009

Palha de Abrantes

Abrantes - vista parcial

Breve História da Palha de Abrantes
Conta a tradição que a denominação Palha de Abrantes se encontra associada ao movimento fluvial que em tempos animava o Tejo. Antigamente toda a palha proveniente do Alto Alentejo era transportada em carros de tracção animal e depositado em cais no Rossio de Abrantes para mais tarde seguir em barcos para todo o Ribatejo. Abrantes era um porto de paragem no abastecimento de, entre outros produtos, fardos de palha para os animais de tiro da capital (Lisboa).
Quando surgiram os comboios e como as viagens eram demoradas, os passageiros que vinham das Beiras e fronteira, já cansados, exclamavam: “Já chegámos à terra da palha!!!” Nasceu assim a citação de “se queres palha vai a Abrantes”.
Foi então que as freiras dos quatro conventos, existentes em Abrantes se lembraram de, com fios de ovos e ovos moles, baterem os ouriços (primeiro nome dado à palha). Mais tarde, deu-se-lhe o nome de Palha de Abrantes, porque os fios de ovos lembravam os fardos de palha no cais do Rossio de Abrantes. É senso comum que este produto tem a sua origem nos conventos de freiras existentes na cidade, nomeadamente o Convento da Graça, da Ordem das Dominicanas. Considera-se uma “obrigação” para quem vai a Abrantes provar os doces regionais, dos quais o mais célebre é este.

Abrantes sobre o Tejo

Abrantes, terra da palha,
Terra boa p´ra viver
com certeza não é burro
quem desta palha comer

Eu sou a palha de Abrantes,
feita de açúcar e ovos
um doce que muito agrada
tanto a velhos como a novos

Todos os burros comem palha;
saber dar-lha é a questão.
Mas desta até os doutores
a comem e com razão

Sou famosa em Portugal,
meu sabor é sem igual,
belo brilho e linda cor,
que bom é o meu sabor

Na Praça Barão da Batalha,
que praça da palha era dantes,
não como qualquer palha!
como a palha de Abrantes!

Açúcar, canela, claras de ovos, gemas de ovos;
geralmente como sobremesa, mas pode ser consumido a qualquer hora do dia;
aquilo ali parece chocolate, mas não é: é torradinho do forno.
Chlép, chlép, lamber os dedos no final...

Castelo de Abrantes à noite. Tem um jardim lindíssimo a toda a volta,
com uma vista magnífica sobre a cidade e sobre o rio Tejo.
E este post surgiu porque a do noVítá queria muito saber o que é Palha de Abrantes.

11 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser uma delícia! Um dia ainda vou provar!
Bé, transcrevo o que te escrevi no Espampanante:

Bé,

pronto, já esta lá!!!!

Bjs e continue a fazer sugestões, são sempre muito bem vindas!

Lília Abreu disse...

Obrigada por esta boa explicação!
Já a posso transmitir à minha mãe - que não deve saber, embora seja de Tomar e tivesse família em Abrantes, Rossio ao sul do tejo.
Estamo sempre a prender...
O Edu, espicaçou-me a curiosidade... espampanante??? que será? vamos lá ver...

Beijinhos
Lília

Jorge Pinheiro disse...

Bem hajam as freiras...!

pureza disse...

A Vi pediu e foi muito bem atendida. Abrantes deve ser uma cidade linda. Gosto dessas cidades pequenas, onde tem tudo o que uma cidade grande tem, dá para ver o início e o fim e percorrê-la de cabo a rabo. E, o mais importante, somos todos vizinhos e amigos e na festa entram todos.
(Há outras coisas menos poéticas mas isso naõ conta)

João Menéres disse...

Muito boa a tua aula. Para mim muito proveitosa: NUNCA MAIS VOU A ABRANTES !!!
Rs...

Olha, e se calhar o Mar da Palha, ali em frente ao Montijo e Seixal, deve o nome à mesma razão: Dos fardos escapavam-se umas palhas e vinham Tejo abaixo. Naquela zona, por influência de correntes, ficariam a pastar, digo eu.

E, tu que dizes?

Um beijo. (Amanhã ausento-me...)

Lília Abreu disse...

Roserouge,
Acabei de ler o post à minha mãe que adorou. Não sabia da história da palha. Só das freiras.
Obrigada !
Beijinhos
Lília

Silvares disse...

Troco a expressão "alimentar um burro a pão-de-ló" por "alimentar um burro a plha de Abrantes". Assim como assim deve reforçar a ideia de dispender uma grande quantia em algo ... espampanante!

Ví Leardi disse...

Querida Bé...obrigada saciei minha curiosidade em compensação ...me vi querendo ir comprar correndo o que temos aqui de mais parecido que são os famosos "Ninhos de ovos" de uma doceira chamada "Casita Portuguesa" e que faz maravilha que nos consolam (pouco) não estarmos aí para comer os originais...Tenho loucura por doces de ovos... Estamos planejando ir à Portugal ano próximo....dieta desde já!!! Mil beijos e adorei!!!

roserouge disse...

Meninos, a Palha de Abrantes é mesmo uma delícia! E para quem gosta de doces de ovos, como eu...

Unknown disse...

Olá, o meu nome é Rui, descobri este blogue por acaso numa pesquisa sobre Abrantes e voilá aconteceu-me uma coisa interessante, sou de Abrantes, vivo em Abrantes e não conhecia a história da Palha de Abrantes, muito obrigado por me a ensinarem.
Quando passarem por cá comam então a Palha de Abrantes e tambem as Tigeladas que são uma delícia, a pastelaria que melhor faz estas delícias aqui por Abrantes é a Pastelaria Tágide e fica situada no Rossio ao Sul do Tejo (é só perguntarem).
Abraços

Rui Dias

Anónimo disse...

ola
gostaria de saber a referencia bibliografica da historia. muito bonita!!!
obrigada
Florista