quarta-feira, março 04, 2009

6 billion Others

Um retrato contemporâneo da humanidade através de perguntas diversas, banais e universais.

6 Billion Others é uma tentativa de se criar um retrato contemporâneo da humanidade através de perguntas diversas, banais e universais, com diferentes pessoas de diferentes países. O que é a felicidade, o amor, o medo, o sucesso, a família? Que lições aprendemos através das dificuldades da vida? Qual é o significado da vida? E da morte? O que nos faz rir? E chorar?
Filmado em close-up, a atenção do espectador centra-se unicamente nas palavras e expressões faciais de todas estas pessoas do mundo inteiro que partilham os seus pensamentos e as suas memórias com espontaniedade e sinceridade. Um retrato generalizado da humanidade e que nos enriquece pela diversidade e pelas reacções que provoca. Centrando-se em 12 temas diversos, foram realizadas 6.000 entrevistas, foram 65 países visitados, num total de 4.500 horas de entrevistas filmadas e envolvendo um total de 6 realizadores. Um projecto de Yann Arthus-Bertrand, o famoso fotógrafo autor de "A Terra Vista do Ar" (Earth From Above).

Episódios/Temas:

1. Família; 2. Transmissão - Que pretende transmitir aos seus filhos ou o que é que os seus pais lhe transmitiram? 3. Aqui/Ali - Reflexões sobre emigração, onde pertencer, identidade cultural 4. Crossed Portrait - Diversos temas: Amor, Sonhos, Sentido da Vida, Felicidade, Liberdade, Morte 5. Experiências de vida 6. Significado da Vida 7. Amor 8. Medo 9. Infância 10. Testing Time - A coisa mais difícil pela qual já teve que passar 11. Felicidade 12. Deus

Ontem à noite passou na RTP2 um destes episódios, o segundo. Pelo que percebi, depois de consultar o site, parece que vai ser assim o resto da semana e até perfazer os 12 documentários. Para quem puder assistir, é a não perder. Por volta das 00H15.

11 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser fantástico. Todos os temas são absolutamente contemporâneos e universais e, alguns deles intrigantes.
Gostaria muito que esses episódios passassem por aqui.

Anónimo disse...

Boa dica! Um dia passam aqui!

Bjs

roserouge disse...

Se tiverem paciência, consultem o site. É muito bom e dá para ter uma idéia do que se fez. Vi ontem à noite na RTP2 e adorei. Hoje vou ver outra vez e vou já ligar à minha mãe para ela ver também, ela adora este género de programas.

Jorge Pinheiro disse...

PENA SER TÃO TARDE E PASSAREM O PRIME TIME COM MERDA!

roserouge disse...

Pois, é pena ser tão tarde, isso é. Mas mesmo assim, no canal 2 até nem passa muita merda. Às vezes até chateia aqueles programinhas tão pretensamente intelectuais...

Jorge Pinheiro disse...

Ou isso...

Jorge Pinheiro disse...

Se me dessem um canal haviam de ver!!!

roserouge disse...

Falei há pouco com a minha Mãe, para lhe dizer que ia dar este programa, sei que ela gosta deste género de documentários, eis senão quando ela me responde que já era repetido, que já tinham passado antes, que já tinha visto, que também viu ontem e que blá, blá, blá...Mãe, é mesmo assim: sempre à frente!

João Menéres disse...

Como se não pode ter tudo, tenho a edição monumental do A TERRA VISTA DO AR e tenho uma outra edição não cartonada, com um terço ou um quarto da lombada e com um formato ligeiramente mais pequeno.

Como não se pode ter tudo...se vir os 4º, 5º e 7º episódios já me darei por muito feliz e, desde já, agradeço à minha madrinha esta preciosa dica que aqui nos deixou.

Um beijo, RR.

roserouge disse...

As fotos de "A Terra Vista do Ar", são magníficas. Muito me admirava se não tivesses esse livro, João...rsrs. Também têm site, é só ir lá espreitar.

Alice Salles disse...

Vou la correndo!!!