sexta-feira, março 27, 2009

The British Are Coming

O álbum de estreia, The Rolling Stones, tinha apenas uma composição original, mas fora suficiente para que os jornal Melody Maker considerasse a banda de Mick Jagger como a revelação da música britânica. A digressão pelos Estados Unidos em 1964, acabou por ser decisiva: a banda que começara dois anos antes no Marquee Club, um pequeno bar em Londres, conquistava o maior mercado de música no mundo - o norte americano. Nos bastidores, era Bob Bonis que organizava e controlava toda a digressão.
Em Bel Air, na Califórnia, os Beatles aproveitaram para descontrair de uma digressão cansativa.

Apesar da fama de rebeldes, os concertos dos Stones decorreram sem incidentes e, talvez por isso, dois anos depois, Bonis recebeu outro convite: Brian Epstein, o empresário dos Beatles, queria que fosse ele a organizar a digressão americana daquela que era já a maior banda do mundo.
Mal Evans era o responsável pela segurança dos Fab Four nos EUA.
Em 1976, foi morto a tiro pela polícia na sua casa em L A.

Há pouco tempo, Alex Bonis, filho do road manager que morreu em 1991, descobriu um saco com 3.500 fotografias inéditas dos bastidores das duas bandas. Encontrar uma galeria para as expor foi fácil. Os Beatles tocavam com uma espécie de uniforme e, apesar dos cabelos compridos, cultivavam a imagem de bons rapazes. "Mesmo que não quisessem, eram obrigados a vestir uniformes. Epstein queria-os com boa imagem. Já os Rolling Stones, se precisassem de ir à casa de banho procuravam uma parede pois sabiam que havia fotógrafos atentos!", contou Bob Bonis numa entrevista publicada no sítio na internet Story of the Stars.
No barbeiro - Keith Richards a tratar do cabelo de Charlie Watts.
A exposição - The British Are Coming: The Beatles & The Rolling Stones 1964-1966 - está em exibição em Nova Iorque, na Not Fade Away Gallery até 14 de Abril.
No balneário - John Lennon antes do concerto dos Beatles no JFK Stadium, em Filadélfia.
Mas, como tudo o que envolve os Beatles e os Stones continua a ter um apelo global, a galeria já recebeu propostas para expor as imagens em Inglaterra, Austrália e Rússia. E que tal se o nosso senhor comendador Joe Berardo se chegar à frente e trouxer esta exposição ali para o CCB? Era catita, não era?
Na piscina - Em 1964, num hotel em Clearwater, Flórida, Jagger com 21 anos.

Na piscina - Brian Jones e Keith Richards, no mesmo local, em 1964.

Fonte: Revista Sábado de 26/Março/2009.

2 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Bela colecção. Adoro inéditos. O Berardo... Quem é?

Alice Salles disse...

AI QUE DELICIA! Quero ver essas imagens ineditas!