sexta-feira, janeiro 02, 2009

They Wore Khakis


Aqui há uns atrás, ainda no tempo do saudoso jornal SETE, foi publicado um artigo sobre uma campanha da marca de roupa GAP e que se referia precisamente ao "casual wear" da marca. Assim, pegaram em fotos de diversos artistas famosos, desde actores, realizadores, escritores, pintores e outros e mostraram-nos nos seus momentos mais lúdicos e descontraídos. Usando khakis, roupa confortável e descomprometida, os visados, a maior parte já desaparecidos, surgem com aquele ar de que "usar khakis é cool", buy, wear and relax! Não sei se a coisa resultou ou se aquilo fez aumentar as vendas da marca mas, de qualquer forma, penso que foi uma grande idéia, até porque as fotos são fabulosas. Nesse artigo do SETE, para além destas fotos em ponto pequeno, vinha uma grande em página inteira do Miles Davis (igual a essa daí), que logo recortei também, pus numa moldura e está desde então na parede do meu escritório. Uma vez, houve um jantar cá em casa e um dos presentes que é músico de jazz, (nunca mais o vi, ouvi dizer que foi para Nova York) olhou para essa mesma foto e, com um ar muito entendido, disse: "ah, esta deve ter sido tirada quando ele estava a gravar o "Kind of Blue" com a orquestra do Gil Evans, eram praí uns 20 gajos, foi a única vez que ele gravou com uma grande orquestra, tás a ver aqui as partituras? Hum..pois é, deve ter sido... não achas?" Oh, meu amigo, eu cá não acho nada, quem sabe, sabe...

12 comentários:

Anónimo disse...

Be –
To answer your statement whether or not the campaign worked for GAP… Indeed it did and continues to work. Most people in the States think of GAP when you mention relax, casual, all-American clothing, especially khakis.

P.S. - Love Dean and McQueen... my favorite ones

roserouge disse...

Thanks, darling! Do you know who's the japanese sculptor? Can´t read his name, it's too faded. They also had a pic of Hitler wearing khakis, but I didn't think it was such a good idea to put it here.
Got your postcard, your son is gorgeous. Send my love to Adam and Blake. Luv ya.

Paulo Lontro disse...

O SETE, que saudades... e a ultima página...!?!?!? Mamma mia, que saudades!!

A orquestra era a de BILL Evans.

roserouge disse...

Não, pequeno, a orquestra era a de Gil Evans. O Bill Evans tocou com Miles no início da sua carreira, por volta de 1957/58, ele ofereceu-lhe o lugar de pianista no seu quinteto por lhe ter reconhecido o talento (ao Bill). Quando "Kind of Blue", foi gravado, em 1959, Bill Evans participou, no que resultou o seu reconhecimento público, mas o Gil evans já era um músico consagrado - até já tinha a sua orquestra e tudo...
Bill Evans tocou com Miles durante mais alguns meses e depois formou o seu trio que o acompanhou sempre.

Alice Salles disse...

Não sei se funcionou pra GAP mas funciona para mim! Moda e arte sempre andando juntas... Não, não acho que moda é arte, acho que moda é jeito de ser e infelizmente virou uma loucura danada como tudo que se vende (como arte tambem!), seus posts são interessantissimos! Adooooro!

Paulo Lontro disse...

Sorry sorry....
Eu pensava mesmo que era o Bill.
Ok, estava enganado.

...Mas que o SETE marcou a minha adolescência lá isso marcou...

João Menéres disse...

Vês, ALICE, como valeu a pena aquela ajuda que déste à BÉ?

Olha o figuraço que ela agora faz!!!
E, ainda por cima, em tudo que é cinema, jazz e outras coisas terminadas assim, poucos a batem.
E tem graça, também. às vezes até é mais doida do que tu, imaginas ?

Eu tb.gostava muito do SE7E !!!

Um beijo para as duas (um para cada, que não sou avarento...)!

Jorge Pinheiro disse...

Pequena correcção. Miles tocou com a orquestra de Gil Evans no disco "Skatches of Spain" que tem a fabulosa versão do hit de Joaquim Rodrigo, "Aranjuez".

roserouge disse...

Querido expresso: estás cheio de razão. O álbum com que Miles tocou com a orquestra de Gil Evans é mesmo o Sketches of Spain e não o Kind of Blue. Mas de resto, mantêm-se tudo. Bj e obrigada.
Aliás, o Kind of Blue também comemora este anos 50 anos... mais uma razão para ir a Londres...

ortega disse...

O Kind of Blue é o disco de Jazz que mais oiço. É tocado exclusivamente em quinteto com o Bill Evans ao piano. História com o Gil é como conta o "expresso".

roserouge disse...

Pois é, já lhe dei razão. Há um filme com o Clint Eastwood (grande amante de jazz também) em que ele faz de agente do FBI e há uma cena em que ele chega a casa e começa a tirar coisas dos bolsos e a pôr em cima da mesa: as chaves, a carteira, a arma e o CD "Kind of Blue"...

Anónimo disse...

Darlinnng -

Happy New Year!!!

The Japanese sculptor is Isamu Noguchi.

Beijocas...