Uma mulher entra na peixaria: Bom dia, sr. Manel ! Tem jaquinzinhos?
Manel: Tenho sim, minha senhora!
Mulher: Dê-me então duas postinhas do meio, por favor...
Para quem não sabe - os amigos brasileiros, por exemplo - jaquinzinhos são carapaus pequeninos, pequeninos, pequeninos. Alguns são tão pequeninos que têm que se juntar num espeto de madeira, fritá-los todos juntinhos e comê-los assim mesmo, tipo brocheta de camarão como há no Calçadão do Rio a vender. Fritinhos com arroz de tomate, de feijão ou de grelos, são de comer e chorar por mais. Com uma saladinha de tomate e alface a enfeitar o prato. Com um branquinho fresquinho, fresquinho, fresquinho a empurrar aquilo tudo pra baixo. Com tinto também marcham, claro! Eu como-os todos inteiros, cabeça, rabo e tudo. Fica tudo muito estaladiço e crocante. Uma delícia, mesmo. É claro que são uma espécie protegida e é proibido pescar e tal, blá, blá, blá... Olha que maçada.
22 comentários:
Devem ser uma delícia! Como tudo que é proibido!
Vou ter a tua ilha pelas 21h na
4ta!?
Os jaquins estão uma tentação!
bjs
Meu deus!!!! Que tentação.
Claire, tá combinado, espero cá por ti. Bj
Eduardo, na próxima vez que cá vieres, levo-te a comer jaquinzinhos. Tá prometido! Pra mim, vai ser cá um sacrifício...
Muito bom!
O mesmo se pode fazer com a PETINGA (sardinha muito pequena, ainda mais pequena que os jaquinzinhos).
Aqui no Norte, além do arroz como acompanhamento, fazemos um misto de cebola, pimentos verdes crus e azeitonas. O Pão, esse é de milho e aqui chamamos-lhe Broa.
João Menéres sabe o que estou a dizer, lá na terra, em Baião a bebida é o vinho verde (infelizmente nem sempre de boa qualidade pois uma boa parte é ainda feito em casa...) mas este prato é mesmo fenomenal.
Que belo prato!! Humm, deu até fome. Com uma cervejinha, então?!Abraços
Lontro, petinga também é bom, mas mais difícil de encontrar, pelo menos cá por Lisboa.
Clayton, com cerveja também serve, mas o tradicional é com vinhaça mesmo! Schlép!
Jaquinzinhos, esquilhas, charabanecos... em Peniche têm vários nomes, mas um só adjectivo: delicioso!
Ah, então charabanecos é isso?! Olha não sabia. Esquilhas também é novo para mim. Aprende-se muito nos blogs!
Esses peixinhos devem se uma delícia - adoro peixe frito. Mas esse arroz, molhadinho, com brócolis e feijão, não, nunca comi mas deve ser muito gostosinho. Dá vontade de experimentar. Pensei até em acrescentar (gosto de personalizar) uns fiapinhos de bacalhau.
Ups, foi mal - o anônimo tem nome,
Pureza.
RR
Schlep, também.
Reserve uns 2kg quando eu aparecer por aí.
Purex, esse arroz molhadinho, chama-se "arroz malandro" e consegue-se acrescentando três partes de água a uma de arroz. Os outros ingredientes, tomate, feijão, grelos ou até mesmo pimentos, já lá devem estar. Deixa-se cozer em lume brando durante 10/12 minutos (depende do arroz), desliga-se e deixa-se descansar durante mais um ou dois minutos sempre com a tampa no tacho, para o arroz abrir. E com peixinho frito, é de ir às lágrimas. Lamber os dedos no final.
Peri, dois quilos para cada um, claro... Como dizia a minha tia Maria José: "come-se sem vontade..."
RR
Poderia me explicar o que são esses "grelos" ?
Aqui é outra coisa.
Grelos são uma vegetação verde, parecida com nabiças. Há grelos de nabo e grelos de couve. São amargos.
Aqui também se chama "grelo" a outra coisa e... bom deixa pra lá. Aí é o quê, afinal? rsrs
RR
Aqui grelo é exatamente a " outra coisa " daí. Aquele apêndice feminino que está no baixo ventre e que junto com os outros elementos que o cercam formam a também chamada e tão desejada "a perseguida".
A "perseguida", essa é linda!!! Palmas, palmas, palmas! ahahahaha!
...me parece que aqui as chamaríamos de "manjubinhas" que também se come assim fritinhas e crocantes...Delícia total...bjs
Depois de uma larga e laboriosa pesquisa, a palavra grelo, no Brasil, embora também possa ser degustada, não estaria assim, exposta a olhos comilosos...
O que se entende pelos comestíveis grelos, em Portugal, chama-se, no Brasil, brócolis - os tais grelados e o outro, em forma de flor, que chamamos de americano ou japonês.
Pois, exposta a olhos comilosos também não me parece muito bem, não. Para isso, compra-se uma Playboy... digo eu. As coisas que tu sabes, ó Purex! Como diz o Jorge: aprende-se muito nos blogs! rsrs
Enviar um comentário