segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Joshua Benoliel

E porque a minha freguesia é muito exigente e faz muitas perguntas e tem muitas dúvidas e porque eu não estou aqui para absolutely me aborrecer com ninguém, aqui vai um breve esclarecimento acerca do autor destes últimos retratos da Lisboa do antigamente que tenho vindo a pôr aqui nestes últimos dias!
Joshua Benoliel (Lisboa, 13/Janeiro/1873 - Lisboa, 3/Fevereiro/1932 foi um fotógrafo e jornalista de Portugal, considerado por muitos o maior fotógrafo português do início do século XX. Judeu, era descendente de uma família hebraica que se instalara em Cabo Verde. Considerado o criador em Portugal da reportagem fotográfica. Fez a cobertura jornalística dos grandes acontecimentos da sua época, acompanhando os reis D. Carlos e D. Manuel II nas suas viagens ao estrangeiro, assim como a Revolução de 1910, as revoltas monárquicas durante a Primeira República, assim como o exército português que combateu na Flandres durante a Primeira Guerra Mundial. As suas fotografias caracterizam-se pelo intimismo e humanismo com que abordava os temas.
Trabalhou para o jornal "O Século" e para a revista do mesmo jornal, a "Ilustração Portugueza" bem como para a "Ocidente" e "Panorama", revistas da época. Publicou o "Arquivo Gráfico da Vida Portuguesa", obra em fascículos ilustrada com fotografias de 1903 a 1918.

6 comentários:

João Menéres disse...

O que está acima do retrato, escrito por ti, é uma directa a quem?
Ora diz, para ver se és mulher mesmo!

João Menéres disse...

Se o "ARQUIVO GRÁFICO DA VIDA PORTUGUESA" abrange o período de 1903 1918, onde está a fonte que nos diz que a dos farrapos é de 1919?

peri s.c. disse...

Excelente esta série de posts/fotografias, ótimo o caro Joshua.

roserouge disse...

1918/1919, quem sabe exactamente? Se calhar na legenda da outra foto estava errado...

GUGA ALAYON disse...

Esse eu sei!
Joshua Benoliel
Acertei?

roserouge disse...

É esse mesmo, Guga! Parabéns, viu? rsrsrsrs...