quarta-feira, outubro 01, 2008

Lisboa à noite


"Lisboa à Noite: mobilidade nocturna em segurança.
A partir de 19 de Setembro terá início o projecto “Lisboa à Noite: Mobilidade Nocturna em Segurança”. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, pelo Ministério da Administração Interna e pela Câmara Municipal de Lisboa, integrada na Semana Europeia da Mobilidade.
O projecto visa:

• Reforçar a oferta existente da rede de Transporte Público nas noites de 6.ª feira, sábado e vésperas de feriado em Lisboa;

• Reduzir a taxa de sinistralidade, designadamente devido a excessos no consumo de bebidas alcoólicas;
• Disciplinar o tráfego rodoviário, tanto em termos de circulação como de estacionamento; e

• Aumentar a segurança no eixo Bairro Alto – Av. 24 de Julho e Rua de Cintura do Porto de Lisboa."

Ora aqui está uma iniciativa muito interessante por parte das nossas entidades oficiais. Como é certo e sabido, o pessoal gosta de festa e, nestes dias, saiem à rua hordas de hunos sequiosos, literalmente, duma bem geladinha. As operações STOP promovidas pela polícia começam à quinta feira, vão pelo fim de semana adentro e são às centenas os que são apanhados sem seguro, sem carta, excesso de velocidade e alcool a mais no sangue. Ou sangue no alcool. Eu própria já fui ao balão várias vezes e lá me vou safando. É claro que tenho que fazer aquele filme do costume ah e tal xô guarda, não me diga, mas eu só bebi uma cervejinha, jantei foi muito pouco tá a ver, eu moro já aqui, mas vai ver que não acusa nada e tal...e não acusa mesmo! Vá, pronto minha senhora, vá-se lá embora...

De qualquer forma, é de louvar esta acção por parte do governo até porque nas principais cidades da Europa este sistema já funciona há muito tempo. Ainda por cima é gratuito e os principais utilizadores são pessoas muito jovens que não têm viatura própria. Resta saber até quando é que isto vai durar. Será só até às eleições?


12 comentários:

Menina do mar disse...

Provavelmente será ate algum ministri ser apanhado com alcool no sangue ou sangue no alcool ;-) rsrsrsrs

roserouge disse...

E pensas que não são? Ora, xô ministro, vá-se lá embora, até podia ter bebido mais um bocadinho...

Jorge Pinheiro disse...

Aproveito para anunciar um novo negócio que vou montar. Transporte personalizado numa van com música altamente, a partir do Largo do Camões às 4 da manhã, em direcção à Linha. Sou abstémio!... O pior é a crise.
(Rose: estás a começar bem)

Anónimo disse...

Aqui acabaram com nossa boemia.
Uma latinha de cerveja ou 1/2 dose de um espírito qualquer 300 e poucos euros de multa. Se dobrar a dose, vais "em cana" ( preso ): fiança ( ao gosto da autoridade de plantão ) pode chegar a uns 1000 euros, perde a licença para dirigir por um ano e ainda responde a processo judicial.
E sem serviço gratuito para levar os bebuns para casa. Vamos virar bebedores solitários ou ter que aumentar a casa, para abrigar os amigos apreciadores de um bom copo.

Jorge Pinheiro disse...

Pois, Peri, se quiser faço serviço transatlântico!

Só- Poesias e outros itens disse...

Parabéns pelos temas, e pelo bem cuidado blog.

Seja bem vinda, e vou ter o seu link no Só Poesias, aliás obrigado por deixar o meu aqui.


bjs.


JU Gioli

Anónimo disse...

o teu blog está muito giro.

e é muito elegante esteticamente

angel

roserouge disse...

Não há bela sem senão.
Já depois de ter publicado este post, ouvi uma conversa entre amigos em que um dizia que este sistema já está a trazer problemas porque também os gangues apanham estes transportes. E já que ali estão, aproveitam para fazer uns assaltozinhos, há sempre quem tenha um telemóvel ou uns dinheirinhos no bolso. Parece que vão reforçar o policiamento nos autocarros. Dizem eles...
Angel, finalmente a honra da tua visita!
E estou muito contente por estarem a gostar do meu modesto blogzinho.

Anónimo disse...

Roserouge
Já pegou o ritmo bloguístico, parabéns.
E a audiência manifestando-se, maravilha.

Jorge
Esse negócio de seviço transatlântico não vai funcionar, as marolas do mar vão deixar os bebuns mais tontos e enjoados.

Jorge Pinheiro disse...

Peri: não tinha pensado nisso. Vou ficar pelo Bairro Alto...

Ví Leardi disse...

Rose o Perí já contou...mas por aqui,em vez de aumentarem o policiamento..diminuiram drásticamente a quantidade de "alcool no sangue" permitido...Os taxistas nunca ganharam tanto e restaurantes disponibilizão condução a qualquer hora...Agora beber menos, que vez por outra seria bom,ninguém bebe...(rsrs)
Parabéns pelo começo do blog já tão concorrido.Bj

roserouge disse...

Sim, os táxis por aqui também andam mais concorridos. Às vezes, não há...mas esse negócio, é bom Jorge! Fazias um dinheirão aos fins de semana!