terça-feira, abril 14, 2009

Anatomia de Joe

Hey Joe, a canção que apresentou Jimi Hendrix ao mundo em 1966 e ajudou a tornar o álbum Are You Experienced no marco que é hoje, teve uma vida bastante agitada. Antes de o músico gravar o tema, foram várias as metamorfoses que sofreu e as vozes que o cantaram - dos Leaves aos Love, passando pelos Byrds. Esta canção foi escrita pelo cantor californiano Billy Roberts (registada em 1962) e foi alegadamente inspirada numa outra com o mesmo nome (escrita em 1953) do músico country Carl Smith. Este, por sua vez, ter-se-á baseado numa "murder ballad" folk dos anos 30, também recriada décadas mais tarde por Bob Dylan e Grateful Dead. No entanto, as suas raízes poderão ir ainda mais longe: o músico Tim Rose, que em 1966 desacelerou o tema (inspirando assim a versão de Hendrix), revelou a origem Apalache de Hey Joe. Apesar de já conhecer a canção, Hendrix ficou fascinado pela versão de Rose quando a ouviu na jukebox do bar Cock 'n' Bull em Nova Iorque.

Londres, 1966

4 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Um excelente apontamento sibre a música e uma óptima foto do mágico. Já agora julgo que a músivca não é entra no LP "Are You Experienced", vem num EP imediatamente anterior.

Unknown disse...

Lembro-me de ouvir essa música no ATCM da Beira, muito bem tocada tocada pelos "Rebeldes", uma boa banda local. Uma trip.
Hey Joe é uma das músicas que ainda uso para não me esquecer dos quatro acordes que sei tocar numa guitarra.

peri s.c. disse...

Complexa situação : Hey Joe foi primeiramente gravada como um single, depois apareceu no LP Are You Experienced, que teve várias versões em vários países, em alguns ela aparecia em outras não. Uma confusão típica daquela época.

Vale a pena a pesquisa genealógica desta canção, quanto mais se pesquisa mais se volta no tempo, quem sabe não foi escrita por Adão ?

roserouge disse...

Tens razão, Peri, deve ter sido o Adão! Se calhar foi assim que a Eva o convenceu a comer a tal da maçã...tipo, "hey joe, queres ver uma coisa que eu tenho aqui para te mostrar...?!" rsrs