sexta-feira, novembro 07, 2008

Tex Avery

Fredrick Bean "Tex" Avery foi um dos grandes mestres do cinema de animação tendo ficado famoso por produzir desenhos animados durante a chamada Era de Ouro da animação de Hollywood. A maior parte de sua obra mais significativa foi realizada nos estúdios Warner Brothers e Metro-Goldwyn-Mayer, sendo dele a criação de personagens como Daffy Duck, Bugs Bunny (ou Pernalonga), Porky Pig e Elmer J. Fudd tendo estes adquirido tal protagonismo que se tornaram rapidamente em personagens regulares dos seus desenhos animados. O seu estilo influenciou quase todas as séries animadas produzidas nas décadas de 1940 e 1950. O estilo muito próprio de Tex Avery quebrou o padrão de realismo estabelecido por Walt Disney, e encorajou outros animadores a ampliar os limites da animação, permitindo aos personagens fazer coisas num desenho animado que não seriam possíveis num filme com actores reais. Uma frase de Avery frequentemente citada é que "Num desenho animado é possivel fazer tudo", e os seus filmes frequentemente comprovam isso. Aqui há uns 10 anos atrás, Vasco Granja apresentava um programa de animação na RTP2, aos sábados à hora de jantar, ao qual eu e minha filha assistíamos sempre que possível. Lembro-me que a comida arrefecia no prato porque primeiro…tínhamos que rir! E rir à gargalhada com a boca cheia fica feio… Em baixo, deixo-vos a nova versão (1949) do Capuchinho Vermelho. O fabuloso e hilariante Tex Avery.

10 comentários:

Menina do mar disse...

Passei pra deixar um beijo de bom fim de semana(:

roserouge disse...

Pra ti também, obrigada. Bjs.

Silvares disse...

Caramba, de súbito voltei a ter 10 anos. Estou com uma lagriminha ao canto do olho (entrou-me fumo do cigarro:-) acho que vou procurar o Droopy!

João Menéres disse...

Sou um inculto, sabes?
Acreditas que não me lembro nada destes?
E, na verdade, são uma animação mesmo!
Andas um bocado preguiçosa, mas já estás perdoada...
Eu sou um fraco!

Anónimo disse...

Grande Tex. Merecida postagem! E aos poucos o ABSOLUTELY vai nos mostrando a que veio!

Bjs e muito bom fim de semana!

Jorge Pinheiro disse...

Adorei este que não conhecia. Boa onda Rose. Bjs.

Anónimo disse...

Outro grande foi o Walter Lantz. Incrível, o Pica-Pau passa até hoje em nossa TV, e faz sucesso.
E até hoje eu assisto !

roserouge disse...

Eu era viciada em desenhos animados e banda desenhada quando era criança. Bem, ainda hoje gosto, mas há coisas que fazem parte do nosso imaginário e que ficam para sempre. O pior castigo que o meu pai me poderia dar era ficar sem ver desenhos animados durante uma semana ou coisa assim. Antes a morte, que tal sorte!!!

Ví Leardi disse...

Que delícia Rose sou viciada em desenho animado,mas esta´versão não tinha visto..como diz o Eduardo grande Tex.

Jo-zéi F. disse...

Genial!!!

Aquele LOBO...MMMMMMHHH...

:-))