domingo, agosto 08, 2010

Bookshop

O momento é de crise e os negócios de livros não escapam aos tempos difíceis. As livrarias online tentam captar a atenção dos consumidores através da Internet, com preços apelativos e com a comodidade de encomendar sem sair de casa. Não são poucas as histórias de mais uma livraria que fechou, ou em risco de falência. Os eBooks também são responsáveis por isso, já que o número de leitores que cedeu à leitura electrónica tem vindo a crescer gradualmente.

Mas há sempre lugar para o espaço físico dos livros. O Huffington Post fez uma selecção das melhores livrarias do mundo e, guess what, a portuguesa Lello está em segundo lugar. Os nove espaços seleccionados são aqueles que fazem com que qualquer utilizador de laptops e de eReaders, ceda aos encantos de comprar um livro. De papel e tinta. Com cheiro, páginas para folhear e capas de todos os tamanhos e feitios.

Top 9 livrarias mundiais:

1 – Selexyz, em Maastricht, Holanda. Em 2008 já tinha sido reconhecida pelo The Guardian como a melhor livraria do mundo. A loja é dentro de uma Igreja Dominicana, que data de 1924.

2Lello, no Porto, Portugal. Construída em 1881, com um interior de luxo, é decorada com gesso pintado que imita madeira. No tecto existe um grande vitral. A escada curvada que liga os dois andares do espaço é outra das imagens de marca da livraria Lello.

3 – El Ateneo, em Buenos Aires, Argentina. Noutros tempos foi um teatro, “The Grand Splendid”. Em 1929 foi o primeiro local no mundo a passar filmes com som. Na El Ateneo, os leitores podem descansar no elegante café que a livraria dispõe.

4 – Poplar Kid´s Republic, em Beijing, China. O espaço é amplo e conta com uma arquitectura divertida, capaz de seduzir os mais novos. Tem mais de três mil títulos, traduzidos em diversas línguas.

5 – Cafebreria El Péndulo, Cidade do México, México. Um três em um: bar, café e livraria, com plantas naturais que decoram o interior. Espaço de conforto e chillout.


6 – Shakespeare and Co, em Paris, França. É inglesa, mas está em Paris. Por lá pararam grandes autores, como Hemingway ou Fitzgerald. Ali encontram-se obras contemporâneas, como as de colecção, que não estão para venda, mas podem seu consultadas no espaço de leitura que o local tem no andar de cima.

7 – The Strand, em Nova Iorque, EUA. Tem cerca de 18 mil livros, milimetricamente arrumados e organizados. Também vende livros usados, com o preço que merecem, claro.

8 – Goulds Books Arcade, em Sydney, Austrália. Tem uma colecção de 300 mil livros e vinis, outros tantos, à volta de 650 mil, em armazém e ainda cerca de 70 mil online.


9 - Hay-on-Wye, no País de Gales. Conhecida como a “Cidade dos Livros”, existem mais de trinta livrarias na cidade. É também associada ao local onde se encontram livros em segunda mão e de edições antigas.

Este post foi integralmente copiado - com a devida autorização da amiga Maria Nunes - do excelente Nas Pregas Da Língua, aí mesmo ao lado . Olá Cat Power.

8 comentários:

João Menéres disse...

Claro que a LIVRARIA LELLO só podia ser na Cidade do Porto!

Foi devidamente realçada no meu livro
ENCONTRO COM O PORTO !

Um beijo e agradeço a tua postagem.

roserouge disse...

De facto, a Lello é uma livraria lindíssima. Tive alguma dificuldade em escolher a melhor foto para pôr aqui. E não sei como é que há pessoas que lêem livros online.

Anónimo disse...

A Lello, onde estive fotografando pessoalmente, é muito difícil de ser retratada!
Mas é o máximo como livraria de outros tempos, e resistindo....

roserouge disse...

Assim como muitas outras por esse país fora. Eu, então, sou uma doente. Agora ando doida à procura do "Amerika" do Kafka, não o consigo encontrar em lado nenhum. Que nervos!

funk disse...

excelente post. eu tenho esse livro e posso emprestar-to sem prazo... é um grande livro. há mais fotos das outras livrarias? a de paris sempre me foi descrita como a mais bela do mundo. borges escreveu que sempre imaginara o Paraíso como uma espécie de biblioteca

roserouge disse...

Sr. João,

obrigada, querido, mas eu vou querer tê-lo sem ser só emprestado. Há mais fotos das outras livrarias, mas não as pus aqui para não pesar muito. A Shakespeare & Co de Paris é uma "filial" da casa-mãe em Londres. Há outra em Nova York. Bj.

Anónimo disse...

A Selexyz e realmente um mundo !!! vou ver se te mando umas fotos, fica aqui perto da minha casa...

Beijos
Gigi

roserouge disse...

Ó Gigi só agora vi o teu post, manda as fotos quando quiseres. Bj