Mas há sempre lugar para o espaço físico dos livros. O Huffington Post fez uma selecção das melhores livrarias do mundo e, guess what, a portuguesa Lello está em segundo lugar. Os nove espaços seleccionados são aqueles que fazem com que qualquer utilizador de laptops e de eReaders, ceda aos encantos de comprar um livro. De papel e tinta. Com cheiro, páginas para folhear e capas de todos os tamanhos e feitios.
Top 9 livrarias mundiais:
1 – Selexyz, em Maastricht, Holanda. Em 2008 já tinha sido reconhecida pelo The Guardian como a melhor livraria do mundo. A loja é dentro de uma Igreja Dominicana, que data de 1924.

2 – Lello, no Porto, Portugal. Construída em 1881, com um interior de luxo, é decorada com gesso pintado que imita madeira. No tecto existe um grande vitral. A escada curvada que liga os dois andares do espaço é outra das imagens de marca da livraria Lello.
3 – El Ateneo, em Buenos Aires, Argentina. Noutros tempos foi um teatro, “The Grand Splendid”. Em 1929 foi o primeiro local no mundo a passar filmes com som. Na El Ateneo, os leitores podem descansar no elegante café que a livraria dispõe.
4 – Poplar Kid´s Republic, em Beijing, China. O espaço é amplo e conta com uma arquitectura divertida, capaz de seduzir os mais novos. Tem mais de três mil títulos, traduzidos em diversas línguas.
5 – Cafebreria El Péndulo, Cidade do México, México. Um três em um: bar, café e livraria, com plantas naturais que decoram o interior. Espaço de conforto e chillout.
6 – Shakespeare and Co, em Paris, França. É inglesa, mas está em Paris. Por lá pararam grandes autores, como Hemingway ou Fitzgerald. Ali encontram-se obras contemporâneas, como as de colecção, que não estão para venda, mas podem seu consultadas no espaço de leitura que o local tem no andar de cima.
7 – The Strand, em Nova Iorque, EUA. Tem cerca de 18 mil livros, milimetricamente arrumados e organizados. Também vende livros usados, com o preço que merecem, claro.
8 – Goulds Books Arcade, em Sydney, Austrália. Tem uma colecção de 300 mil livros e vinis, outros tantos, à volta de 650 mil, em armazém e ainda cerca de 70 mil online.
9 - Hay-on-Wye, no País de Gales. Conhecida como a “Cidade dos Livros”, existem mais de trinta livrarias na cidade. É também associada ao local onde se encontram livros em segunda mão e de edições antigas.
Este post foi integralmente copiado - com a devida autorização da amiga Maria Nunes - do excelente Nas Pregas Da Língua, aí mesmo ao lado . Olá Cat Power.
8 comentários:
Claro que a LIVRARIA LELLO só podia ser na Cidade do Porto!
Foi devidamente realçada no meu livro
ENCONTRO COM O PORTO !
Um beijo e agradeço a tua postagem.
De facto, a Lello é uma livraria lindíssima. Tive alguma dificuldade em escolher a melhor foto para pôr aqui. E não sei como é que há pessoas que lêem livros online.
A Lello, onde estive fotografando pessoalmente, é muito difícil de ser retratada!
Mas é o máximo como livraria de outros tempos, e resistindo....
Assim como muitas outras por esse país fora. Eu, então, sou uma doente. Agora ando doida à procura do "Amerika" do Kafka, não o consigo encontrar em lado nenhum. Que nervos!
excelente post. eu tenho esse livro e posso emprestar-to sem prazo... é um grande livro. há mais fotos das outras livrarias? a de paris sempre me foi descrita como a mais bela do mundo. borges escreveu que sempre imaginara o Paraíso como uma espécie de biblioteca
Sr. João,
obrigada, querido, mas eu vou querer tê-lo sem ser só emprestado. Há mais fotos das outras livrarias, mas não as pus aqui para não pesar muito. A Shakespeare & Co de Paris é uma "filial" da casa-mãe em Londres. Há outra em Nova York. Bj.
A Selexyz e realmente um mundo !!! vou ver se te mando umas fotos, fica aqui perto da minha casa...
Beijos
Gigi
Ó Gigi só agora vi o teu post, manda as fotos quando quiseres. Bj
Enviar um comentário