segunda-feira, dezembro 22, 2008

Bad Boys & Bad Girls

The Golden Age of Bad Girls - Femmes Fatales em acção!

Durante o fervilhar da era dourada do Jazz e enquanto a famosa Lei Seca transformava cidadãos comuns em criminosos e os vulgares criminosos em autênticas celebridades, surgiram então, dentro deste contexto, revistas policiais para todos os gostos, a primeira das quais foi a True Detective que deu origem a esta compilação.

A True Detective apareceu em 1924 e por volta de 1934, quando a Grande Depressão já tinha produzido glamorosos e cintilantes fora-da-lei como Machine Gun Kelly, Bonnie e Clyde, Baby Face Nelson e John Dillinger, estas revistas eram já tão populares que tanto polícias como ladrões ansiavam por aparecer nas suas páginas. Até o grande chefe do FBI, J. Edgar Hoover escrevia uma coluna com regularidade chamada "Dickbooks," termo usado na gíria e que se referia à Polícia propriamante dita.

À medida que as décadas foram passando, estas revistas sofreram, contudo, curiosas metamorfoses. Quando o alcóol se tornou legal novamente, o espectro da Grande Depressão já tinha passado e os famosos criminosos mortos ou presos, as revistas de detectives viraram-se para o pecado para manter o nível de vendas. As capas passaram a ser adornadas com raparigas sensuais, perversas, vestidas sugestivamente em camisolas justas, saias com rachas que lhes deixavam a perna à mostra e sapatos de salto alto.
Nas capas destas revistas os títulos gritavam "Eu fui uma criminosa – por puro gozo!," "Os hábitos sexuais das assassinas”, "Noiva do Pecado!”, "Ela fez de mim um trouxa," e mais sucintamente,"Mulher Perversa”.

“Em 1950, a visão duma mulher boazona a fumar e vestida sumariamente de forma escandalosa, só queria dizer sarilhos dos grandes”. – (texto no interior)

“Foram o crime, a violência e o sexo que fizeram com que muitos analfabetos comprassem estas revistas, o que fez com que quisessem aprender a ler.” – (texto no interior)

Esta complilação True Crime Detective Magazines abrange a evolução e o declínio deste distinto género literário americano, desde 1924 até 1969. No seu interior, podemos ver centenas de capas e imagens destas revistas que, não só nos contam as histórias de polícias e ladrões daquela época, mas também a atitude da própria América em relação ao sexo, pecado, crime e castigo, durante cinco décadas.

”Com bons modos e uma arma na mão, podes chegar muito mais longe do que apenas com bons modos”. - Al Capone

Os textos são dos coleccionadores de revistas Eric Godtland e George Hagenaur e do editor da True Detective, Marc Gerald. A True Crime Detective Magazines traz-nos um olhar informativo e divertido sobre um dos mais estranhos nichos literários de todos os tempos.

”Os meus amigos queriam todos ser bombeiros, agricultores ou polícias, qualquer coisa do género. Mas eu não. O que eu queria mesmo era ser bandido."
- John Dillinger


Esta é mais uma obra para coleccionadores do género. Da Taschen, claro. Já estive com este livro na mão e é muito bom mesmo. Há na Fnac e nas boas livrarias. Vem em Inglês, Francês e Alemão, mede 23,2 x 27 cm, tem 336 páginas e custa €29,99. Se o meu Pai Natal for generoso, sou mulher para ir lá comprar um. O do JazzLife já está reservado. Sim, porque se eu estiver à espera que algum de vocês se chegue à frente…

9 comentários:

Alice Salles disse...

Ah que delicia, adoro essas novelinhas policiais das antigas, decada de 50 é o que há!

Spark disse...

Excelente Post Rose. Mto bom.
Andas a incentivar o consumismo aqui para estes lados. He he.
Sinceramente também não achei este livro mto caro, comparado com alguns que já referiste.

Parabéns pelo Post. ;)

peri s.c. disse...

Sam Spade de Dashiell Hemmett e Philip Marlowe de Raymond Chandler devem ter nascido nessas revistas ai. Ótimo post.

roserouge disse...

Obrigada, pequenos. O livro é mesmo um regalo para os olhos, tem fotos e desenhos fabulosos. E as histórias picantes? Ai...

Anónimo disse...

Bé,

parabéns por mais esta deliciosa e original postagem. Se opudesse figurar mais de uma vez ao ano no BLOG VICIADO, esta semana também seria sua! Ainda bem que o ano esta findando, e no próximo...

Bjs e bom NATAL!

roserouge disse...

Vocês chatearam-me tanto para abrir um blog...agora aturem-me! ehehe, obrigada, Edu, és um crido! Um beijo pra ti também e bom Natal!

Jorge Pinheiro disse...

Uhmmm, gajas mazonas...!

MUMIA disse...

estes livros da Taschen são DEMAIS!!!
Muito bem feitos.

Anónimo disse...

Hello !.
might , probably curious to know how one can reach 2000 per day of income .
There is no initial capital needed You may start to get income with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you need
AimTrust incorporates an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

It is based in Panama with affiliates around the world.
Do you want to become an affluent person?
That`s your choice That`s what you desire!

I feel good, I started to get real money with the help of this company,
and I invite you to do the same. It`s all about how to select a proper companion utilizes your money in a right way - that`s the AimTrust!.
I make 2G daily, and what I started with was a funny sum of 500 bucks!
It`s easy to start , just click this link http://jesamiqe.arcadepages.com/baxyrub.html
and lucky you`re! Let`s take our chance together to feel the smell of real money