sexta-feira, outubro 22, 2010

Dame Paula Rego

A pintora portuguesa Paula Rego foi ontem ordenada Dama Oficial da Ordem do Império Britânico pela rainha Isabel II, distinção que a artista considerou um "grande reconhecimento".
Após a cerimónia, que decorreu ontem no Palácio de Buckingham, a artista qualificou a investidura como uma "experiência maravilhosa".
"É um grande reconhecimento, mas penso ser também bom conseguir vender os próprios trabalhos. Demorou muitos anos até o conseguir fazer" -
disse, citada pela agência Press Association.
Ao receber o segundo maior grau desta Ordem, criada em 1917, Paula Rego passa a ter o título de Dama - o equivalente ao Sir usado pelos homens - que pode usar antes do nome.
É a quarta pintora a receber esta honra, depois das distinções atribuídas a Laura Knight, Ethel Walker e Elizabeth Blackadder.
A distinção tinha sido anunciada a 12 de Junho, a propósito do aniversário da rainha, que todos os anos homenageia pessoas que se tenham distinguido nas respetivas áreas, nomeadamente nas artes.
Embora tenha nascido em Lisboa, em 1935, Paula Rego é considerada uma das melhores pintoras vivas no Reino Unido.
Paula Rego chegou a Londres para estudar em 1952 na Slade School of Art, onde conheceu o marido, o pintor britânico Victor Willing.
Depois de um período em Portugal, Paula Rego acabou por se instalar na capital britânica em 1976, onde mantém residência e continua a trabalhar.
Hoje, confessou que encontra motivação na "curiosidade" e no desejo de "tentar fazer algo diferente".
"Tento sempre fazer melhor, tento sempre fazer melhores desenhos e quadros. O que eu gosto de fazer é desenhar muito" -
disse.
Cerimónia tradicional
Paula Rego foi agraciada ao mesmo tempo que dezenas de outras personalidades das artes, da moda e da ciência, numa cerimónia com rituais antigos.
Para os graus mais altos, os condecorados têm de se ajoelhar perante a rainha e são ordenados com o toque da espada nos ombros antes de receberem a insígnia.
Entre os homenageados estavam Brian Cox, físico que foi músico na juventude mas que hoje é conhecido como um dos melhores comunicadores científicos, e Charles Blanchflower, economista que fez parte do Banco de Inglaterra e que avisou para o perigo de uma crise financeira.
A atriz Vicki Michelle, que se celebrizou devido ao papel de Yvette na série "'Allo 'Allo!", foi condecorada pelo trabalho em causas de solidariedade.

Fonte: Expresso Online

6 comentários:

Eduardo P.L disse...

Parabéns à nossa grande PAULA REGO, e a você pela postagem!
Se até a Paula se queixa de vender pouco, e ter demorado para acontecer...srsrs Palavras que consolam!!!!

João Menéres disse...

Em 1980, passei quase um ano em Londres.
Mas estava obcecado pela FOTOGRAFIA...
Claro quevisitei museus e exposições sem conta.
Mas a PAULA REGO, perdão, DAME PAULA REGO, ainda não fazia parte do meu mundo, para azar meu.

Dou-te os parabéns por teres feito esta postagem, Bé!

Até levas um beijo > !

expressodalinha disse...

Grande texto. Como sabem não gosto da mulher, nem do que ela pinta. Mas, pronto, só sou eu!

the_rabbit disse...

em portugal teve q pagar o seu museu, nem sequer titulo de comendadora. como é q as mentes brilhantes hão-de ficar por cá. Chegam ao fim da vida e ainda lhes partem o trabalho. o camões já ñ é + português, ouvi dizer q foi vendido à china no pacote das dívidas :P

Sandra disse...

BOM DIA, MUITO ESPECIAL.
VENHO LHE ENTREGAR EM MÃOS UM CONVITE MUITO ESPECIAL PARA A FESTA DE AMANHÃ.
VOU TE ESPERAR COM MUITO CARINHO...

FESTA SURPRESA

LOCAL: CURIOSA.
QUANDO: 16.11.2010
HORARIO: DURANTE TODO O DIA.

VENHA PARTICIPAR. TENHO CERTEZA QUE VAI GOSTAR MUITO.
VOCÊ AJUDAR A BRILHANTAR A FESTA.


CONFIRME SEU CONVITE NA CURIOSA.
VOU TE ESPERAR.
VAMOS CANTAR E FESTAR COM MUITA ALEGRIAS.
CARINHOSAMENTE
SANDRA

P;S. Temos um amigo em comum e muito especial..É para ele

Anónimo disse...

quantos milhões Portugal já gastou a promover a senhora, dinheiro que saiu dos bolsos dos portugueses? quanto dinheiro se gastou a promover o marido, um pintor sem qualquer expressão em Inglaterra? Que é que ela deu em troca? Nada!
A exposição no Museu Rainha Sofia quem a pagou? Nós contribuintes portugueses. Quantos milhões tem gasto em publicidade à referida senhora? Muitos!