Após a cerimónia, que decorreu ontem no Palácio de Buckingham, a artista qualificou a investidura como uma "experiência maravilhosa".
"É um grande reconhecimento, mas penso ser também bom conseguir vender os próprios trabalhos. Demorou muitos anos até o conseguir fazer" - disse, citada pela agência Press Association.
Ao receber o segundo maior grau desta Ordem, criada em 1917, Paula Rego passa a ter o título de Dama - o equivalente ao Sir usado pelos homens - que pode usar antes do nome.
É a quarta pintora a receber esta honra, depois das distinções atribuídas a Laura Knight, Ethel Walker e Elizabeth Blackadder.
A distinção tinha sido anunciada a 12 de Junho, a propósito do aniversário da rainha, que todos os anos homenageia pessoas que se tenham distinguido nas respetivas áreas, nomeadamente nas artes.
Embora tenha nascido em Lisboa, em 1935, Paula Rego é considerada uma das melhores pintoras vivas no Reino Unido.
Paula Rego chegou a Londres para estudar em 1952 na Slade School of Art, onde conheceu o marido, o pintor britânico Victor Willing.
Depois de um período em Portugal, Paula Rego acabou por se instalar na capital britânica em 1976, onde mantém residência e continua a trabalhar.
Hoje, confessou que encontra motivação na "curiosidade" e no desejo de "tentar fazer algo diferente".
"Tento sempre fazer melhor, tento sempre fazer melhores desenhos e quadros. O que eu gosto de fazer é desenhar muito" - disse.
Paula Rego foi agraciada ao mesmo tempo que dezenas de outras personalidades das artes, da moda e da ciência, numa cerimónia com rituais antigos.
Para os graus mais altos, os condecorados têm de se ajoelhar perante a rainha e são ordenados com o toque da espada nos ombros antes de receberem a insígnia.
Entre os homenageados estavam Brian Cox, físico que foi músico na juventude mas que hoje é conhecido como um dos melhores comunicadores científicos, e Charles Blanchflower, economista que fez parte do Banco de Inglaterra e que avisou para o perigo de uma crise financeira.
A atriz Vicki Michelle, que se celebrizou devido ao papel de Yvette na série "'Allo 'Allo!", foi condecorada pelo trabalho em causas de solidariedade.
Fonte: Expresso Online